Namicopo ganha novo posto de saúde

Namicopo ganha novo posto de saúde

A população do bairro de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula, passou a contar com um novo posto de saúde, inaugurado na última sexta-feira pelo Conselho Municipal da Cidade de Nampula, com o objectivo de aproximar os cuidados primários de saúde dos residentes.

Orçada em pouco mais de 15 milhões de Meticais, a infra-estrutura foi construída pela autarquia com o apoio de parceiros de cooperação.

Na cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira, destacou que a unidade representa um reforço da rede de saúde local e uma melhoria no acesso da população aos serviços básicos de saúde.

Segundo o edil, a entrada em funcionamento do posto de saúde deverá reduzir a pressão sobre o Centro de Saúde de Namicopo e diminuir as distâncias percorridas pelos utentes em busca de assistência médica.

“Este posto de saúde representa muito mais do que uma infra-estrutura. É um compromisso com a melhoria das condições de vida da população e com o acesso aos cuidados de saúde mais próximos das comunidades”, afirmou.

Giquira acrescentou que a nova unidade irá beneficiar os mais de 72 mil habitantes do posto administrativo de Namicopo, contribuindo para um atendimento mais rápido e eficiente. O autarca anunciou ainda a intenção de mobilizar parceiros para a construção de uma maternidade na mesma unidade sanitária, de modo a permitir que as mulheres possam realizar partos mais próximos das suas comunidades.