Produção da moringa sofre queda drástica em Nampula

Produção da moringa sofre queda drástica em Nampula

A produção da mo­ringa pela empre­sa Mosagri, no distrito de Mos­suril, em Nampula, vai sofrer uma queda drástica no presente ano económico, devido a dois factores combinados: Pagras, denominadas “nordam”, que afecta as plantas e a fraca qua­lidade de energia eléctrica que abastece aquela unidade para o processamento do produto. Segundo Matias Paulino, um dos gestores daquela unidade, estes problemas obrigaram a empresa a rever o seu plano de produção neste ano. Assim, de um total de 400 mil toneladas de folhas frescas que tinham sido orçadas neste ano, a empresa equaciona colher apenas 200 mil toneladas, um incumprimento da meta em 50%.

O nosso entrevistado disse que para além das pragas e ener­gia eléctrica, o outro constran­gimento está relacionado com a escassez de água.

A moringa produzida e pro­cessada pela Mosagri Lda, em Mossuril, tem como mercado a Holanda, Alemanha, Estados Unidos da América e alguns paí­ses asiáticos.

Também chamada de árvore da vida ou acácia branca, a mo­ringa é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.