Há incumprimentos das Normas de Saúde e Seguranças nas PME’s

Há incumprimentos das Normas de Saúde e Seguranças nas PME’s

A Inspecção Geral de Trabalho (IGT), em Nampula, denuncia que maior parte das Pequenas e Médias Empresa (PMEs), que exercem as suas actividades província, principalmente as empresas do ramo de construção civil, não observam as normas de Higiene e Segurança no Trabalho (HST).

Esta situação, segundo a avaliação do IGT tem causado muitos acidentes de trabalhos, outros dos quais resultam em mortes dos trabalhadores.

A Inspecção Geral de Trabalho refere que, das mais de 50 empresas inspecionadas de Janeiro a Março do ano em curso, grande parte tiveram lacunas no cumprimento das regras de saúde e segurança.

Para inverter o cenário, segundo o Inspector Provincial do Trabalho, Tiago Gaita, o sector tem estado a intensificar as acções inspectivas, ao mesmo tempo que sensibiliza aos gestores das empresas, sobre a necessidade observarem a lei.

 “Entretanto, estamos satisfeitos, porque as grandes empresas fornecem equipamentos necessários de protecção aos trabalhadores, pois a falta do cumprimento das normas de protecção constitui um grande perigo para a integridade física dos trabalhadores, sobretudo nas empresas de construção civil”, anotou.

Contudo, Gaita disse estar também satisfeito com o nível de cumprimento das medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus nas empresas que estão sendo inspeccionadas.