O Fundo de Património de Abastecimento de Água (FIPAG) precisa melhorar muito no que diz respeito a distribuição da água e atendimento ao cliente. Na cidade de Nampula virou moda assistir desperdício de água ao longo das ruas, principalmente, nas zonas suburbanas, enquanto os clientes não consomem essa água. Mas, estranhamente, essa água desperdiçada a factura é paga pelo cliente.
Numa época em que a cidade ainda se ressente dos efeitos da crise de água, não faz sentido termos desperdício de água ao longo das ruas. Na verdade, o que sucede, é que as tubagens estão obsoletas e quando a água é bombeada a partir da barragem perde-se pelo caminho e o cliente não usufrui, mas no final mês paga a factura. O mais desconfortante é que é uma situação que vem se arrastando faz tempo, mas quem de direito não resolve, apenas assiste
Por exemplo, o bairro de Mutauanha está há 7 meses sem jorrar água nas torneiras, com tanta água que se perde e inunda as ruas dificultando a circulação normal de pessoas. Simplesmente lamentável!