O mercado do peixe, localizado na zona do Belenenses, no bairro da Muhala, na cidade de Nampula, encerrado em Julho do ano passado para dar lugar aos trabalhos de requalificação, no âmbito da prevenção da Covid-19, foi reaberto esta semana ao público, para o exercício das actividades comerciais.
Paulo Vahanle, Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Nampula, falando a imprensa, garantiu que o mercado está em condições para os vendedores exercerem as suas actividades com segurança e melhores condições de higiene e exposição do pescado, pois com a requalificação o mercado já não será imundo como anteriormente.
A entrega daquele mercado aos vendedores desmente as informações postas a circular na imprensa e nas redes sociais, segundo as quais o Conselho Municipal teria vendido aquele estabelecimento comercial para um empresário chines.
“Quero sossegar aos vendedores deste mercado e aos munícipes que aqui está a infra-estrutura devidamente requalificada. Nunca chegamos e pensar em vender aos terceiros, por isso entregamos e anunciamos a retoma das actividades que vinham sendo exercidas neste local, mas agora com melhores condições de higiene e exposição do pescado, que anteriormente era exposto num solo arenoso em que no tempo chuvoso ficava lamacento” – referiu Vahanle.
Este foi o segundo mercado encerrado e requalificado pelo município de Nampula. Segundo os planos da edilidade de Nampula, depois do Mercado do Peixe seguirá o da Juventude, mais conhecido por Mercado dos Bombeiros, que concentra muitos vendedores informais, na sua maioria estrangeiros.