A província de Nampula está a enfrentar de alguns meses para cá uma crise de fornecimento de frango ao mercado, situação que obriga aos vendedores a agravarem preços sufocando, desta forma, ao consumidor.
Na semana passada, a empresa Novo Horizontes, uma das empresas avícolas que fornece ovos e Frangos para o consumo humano, em Nampula, sediada no distrito de Rapale, explicou que a crise se deve a falta de matéria prima no mercado local e regional.
A directora dos serviços da empresa, Luisa Serra, explicou que o caso se agravou mais devido as restrições impostas pela pandemia, pois a empresa enfrenta, igualmente, dificuldades para importação da matéria prima a partir do mercado internacional, concretamente, África de Sul e Malawi.
“Por conseguinte, há também a falta de ovos para a fecundação dos pintos. Por isso, esses desafios combinados têm estado a provocar alguns “estresse” no abastecimento do Frango ao mercado local” – disse.
“Do momento, estamos a trazer os ovos importados para colocarmos nas chocadeiras e temos os pintos para a farma, porque houve uma crise a nível mundial da disponibilidade de aves de matrizes que são aqueles que poem ovos fertilizantes”, acrescentou Serra.
Aliás, informou que a sua empresa começou há três semanas a receber ovos a nível regional e está a trabalhar no sentido de repor a produção do Frango.