A Administração Regional de Águas do Norte (Ara-Norte), gestora da barragem sobre o rio Monapo, que abastece água à cidade de Nampula, acaba de orientar a empresa Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), para reduzir os actuais volume de bombagem daquele precioso liquido, de 40 mil metros cúbicos diário, para 31 mil metros cúbicos.
A medida, que passa a vigorar a partir de Julho próximo a Agosto, primeira fase, e Setembro à Outubro, segunda fase, visa racionalizar a água existente na albufeira, ante os próximos dias, considerados críticos.
O Director Geral da Ara-Norte, Carlitos Omar, que avançou a informação, na última segunda-feira, fez saber que a capacidade de fornecimento de água à cidade de Nampula, é de 4 milhões de metros cúbicos, quantidade considerada insuficiente para responder actual demanda dos consumidores, situação que poderá piorar a partir dos meses de Setembro e Outubro, enquanto se espera pela queda das chuvas.
Para incrementar o volume actual de fornecimento de agua à cidade, Omar explicou que está em curso, o projecto de abertura de 10 furos de captação de água, em Namiteca, com capacidade estimada de fornecer 6.600 metros cúbicos/dia.
“Este projecto vai reduzir a actual pressão sobre a barragem de Monapo”-explicou Omar.
Lembre-se que, a cidade de Nampula sofreu, de Outubro passado a Março do ano em curso, uma crise no fornecimento da água canalizada, devido a queda irregular da chuva.