Certificados falsos de habilitações literárias “inundam” Nampula

Certificados falsos de habilitações literárias “inundam” Nampula

Um total de 330 certificados falsos de habilitações literárias foram detectados pela Inspecção Superior da Educação, em Nampula, quando pretendiam ser usados para diversos fins, neste ano, de um total de 2.500 dirigidos àquela instituição, para efeitos de confirmação da autenticidade.

Deste número, pelo menos 170 foram emitidos por alguns Institutos de Formação de Professores situados na província, segundo deu a conhecer o Inspector Chefe daquela instituição, Cipriano Antunes.

De acordo com Antunes, maior parte dos casos foram detectados quando os donos dos documentos pretendiam se candidatar às vagas de professores, em diversas escolas da província. A fonte acrescenta que se suspeita que os certificados estejam a ser reproduzidos em diversas reprografias da cidade.

“Em 2016, por exemplo, 132 pessoas conseguiram ser contratados como professores, com recurso aos certificados falsos, mas com a intervenção da nossa instituição foram descobertos e expulsos, e seguidamente foram instaurados processos crimes contra eles” -referiu Antunes.

O governador da província, Manuel Rodrigues, considerou o caso relacionado com a circulação de falsos certificados de habilitações literárias, como sendo preocupante.

Da investigação feita, de acordo com o governante, concluiu-se que maior parte dos falsos certificados de habilitações literárias são provenientes de Cabo Delgado e Zambézia.