Inaugurada nova filial do Banco de Moçambique em Nampula

Inaugurada nova filial do Banco de Moçambique em Nampula

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu ontem, na cidade de Nampula, a inauguração do edifício da filial do Banco de Moçambique (BM) e, na ocasião, destacou que o banco emissor está em condições de contribuir para a promoção da estabilidade macroeconómica, no seio do sector financeiro do país.

Nyusi realçou que o desempenho dos gestores do BM está a resultar na modernização das operações, que estão a responder de forma eficaz e tempestiva, os desafios emergentes da economia nacional.

Indicou que o novo edifício da filial do BM em Nampula vai dinamizar o potencial económico que a província e a região norte do país dispõem, através da redução dos custos de transacção e a melhoria da eficiência do sistema financeiro.

“Um sistema financeiro estável deve ir ao encontro das expectativas dos agentes económicos e consolidar os níveis de credibilidade económica, coisas que exigem uma boa supervisão das instituições financeiras”, disse Nyusi.

De acordo com o estadista, “não devemos permanecer nas zonas de conforto decorrente da aparente estabilidade económica. É imprescindível avaliar a saúde financeira das instituições, aprofundando os riscos de crédito e de mercado, de liquidez, da taxa de juro, do risco cambial e de riscos operacionais”.

O Governo sente-se encorajado por o Produto Interno Bruto (PIB) ter registado uma subida de 3.37%, durante o terceiro trimestre do ano em curso, contra 1.18 de igual período do ano passado.

Trata-se de uma realidade que é impulsionada pelo crescimento de todos os sectores, com destaque para a indústria de extracção mineira e agricultura.

Nyusi reafirmou a aposta do governo, de digitalização de pagamentos, incluindo de benefícios sociais, através de meios electrónicos, pois que, na sua óptica, isso ajuda a promover a inclusão financeira e igualdade de oportunidades em termos de proximidade desses serviços a todos os moçambicanos.

De acordo com o Chefe de Estado, um sistema financeiro estável, abrangente e resiliente, permite criar condições para promover a maior competitividade da economia e impulsionar um crescimento económico inclusivo e sustentável.

Indicou que houve uma evolução positiva da cobertura da rede bancária nos distritos, que passou dos 87 distritos em 2015 para 127 distritos em 2021.

Contudo, exortou ao Banco de Moçambique a continuar a dinamizar o programa “Um distrito, um banco” como forma de alcançar mais zonas do país.

O Governador do BM, Rogério Zandamela, disse que o enorme potencial económico que a província de Nampula apresenta, caracterizado pela constante transformação infra-estrutural e a melhoria do ambiente de negócios, já exigia presença marcante daquela instituição, para responder, de forma eficaz e eficiente, os desafios impostos pelo crescimento do volume de transações económicas, para além da necessidade de consolidar a articulação com as instituições de crédito, as sociedades financeiras e as instituições públicas.

O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, indicou que a sua população tem a responsabilidade acrescida, com a inauguração da filial do BM.