Munícipes de Nacala Porto, sobretudo os do bairro de Triângulo, vieram recentemente a público, através da imprensa, para denunciar que a água que jorra nas suas torneiras, nos últimos dias, é turva, facto que deixa um receio de contrair doenças depois de consumir, por conta de uma eventual contaminação.
Aliás, as denúncias em causa referem-se igualmente a um alegado cheiro que consideram estranho, ao beber a água.
Entretanto, o Fundo de Investimento do Património e Abastecimento de Água (FIPAG), em Nacala-Porto, já reagiu a esta reclamação indicando que a turvação da água, pode estar relacionada com a chuva que tem estado a cair e que arrasta algumas partículas para as fontes de captação do precioso líquido.
A informação foi dada pelo responsável daquela empresa, afecto ao departamento técnico, na área operacional de Nacala-Porto, Milton Massingue, que explicou que decorrem acções, que visam minimizar o impacto do problema para a saúde pública, umas das quais consiste em aumentar a quantidade de produtos químicos usados no processo de tratamento, para além de limpeza dos reservatórios.
No entanto, quanto ao suposto cheiro estranho que a água apresenta, Massingue prometeu destacar uma equipa técnica, para averiguar a situação e corrigi-la o mais rápido possível.
Face a situação, muitos munícipes optam por caminhar longas distâncias, em busca de água para o consumo e outras actividades, pois alegam que a água que jorra nas suas torneiras, mesmo para lavar a roupa não serve.