Arrancam em Setembro do ano em curso as obras de requalificação da barragem que abastece água à cidade de Nacala-Porto, em Nampula, empreitada que é financiada com fundos alocados pelo Banco Mundial e Holanda, na ordem de 42 milhões de dólares americanos.
A informação foi avançada recentemente pelo Secretário de Estado na província, Mety Gondola, detalhando que as obras compreenderão, entre outras intervenções, a construção de uma Estação de Tratamento de Água, de um centro distribuidor e expansão da rede, para o distrito vizinho de Nacala-à-Velha.
Construída nos anos 80 e reabilitada em 2002, o projecto executivo da barragem não incluía a construção de uma Estação de Tratamento de Água e de um centro distribuidor.
As obras de reabilitação vão aumentar o volume de encaixe da barragem, de 4.2 para 6.6 milhões de metros cúbicos de água/ano, porém a quantidade do líquido bombeado, 7 mil metros cúbicos/dia, continua a ser insuficiente para responder a demanda, sendo por isso se espera incrementar os volumes de bombagem para 25 mil metros cúbicos de água/dia.