Nacala-porto e Memba livres do surto da cólera

Nacala-porto e Memba livres do surto da cólera

As autoridades de saúde na província de Nampula acabam de declarar o fim do surto da cólera nos distritos de Memba e Nacala-Porto, pelo facto de não haver registo de entrada de novos pacientes com a doença nos centros de tratamento instalados naquelas duas regiões.

O Chefe do Departamento de Saúde pública nos Serviços Provinciais de Saúde em Nampula, Geraldino Avalinho, que ontem partilhou a informação, explicou que, até as últimas 24 horas, foram cumulativamente confirmados cerca de 2927 casos da doença desde a sua eclosão na província.

Na província de Nampula, a doença da cólera, que também eclodiu nos distritos de Meconta, Nampula e Eráti, causou a morte de três pessoas, sendo dois em Nacala-porto e um em Memba.

Neste momento, segundo a fonte, apenas três distritos continuam a braços com a doença. “Percebesse que ainda temos casos esporádicos que vamos tendo nestas áreas, com maior destaque para a cidade de Nampula” – disse Avalinho.   

Avalinho indicou que, actualmente, encontram-se internados a nível dos centros de tratamento da cólera 11 pacientes, sendo 7 no distrito de Nampula, 3 em Meconta e um em Eráti.

Contudo, conforme garantiu a nossa fonte, o sector da saúde ainda continua a trabalhar com apoio dos parceiros de cooperação na alocação dos vários insumos, bem como os purificadores de água para a distribuição nas zonas de grande risco previamente mapeados. 

“Continuamos a fortalecer, portanto, a capacidade de seguimento e de manejo de casos entre outras acções, que devem ser levadas a cabo para o corte da cadeia de transmissão desta doença a nível dos distritos que ainda apresentam o surto de cólera” concluiu Avalinho.