Exercício económico 2024: Nampula propõe-se produzir mais de 170 mil milhões

Exercício económico 2024: Nampula propõe-se produzir mais de 170 mil milhões

A província de Nampula prevê alcançar uma produção global de mais de 170 mil milhões de meticais, no âmbito do Exercício Económico do ano de 2024, segundo dados que foram anunciados ontem, terça-feira, pelo governador provincial, Manuel Rodrigues, no segundo dia dos trabalhos da X Sessão Ordinária da Assembleia Provincial.

Segundo soube o Wamphula-fax, o valor acima representa um crescimento em mais de 10 por cento das colectas a serem feitas, se comparado com o exercício económico de 2023, em que as projecções, até ao final do ano, indicam para uma produção global de mais de 150 mil milhões de Meticais.

Rodrigues referiu, na ocasião, que este desempenho terá como áreas de maior contribuição, a agricultura e pescas, onde se espera atingir uma produção valorizada de 78, 4 mil milhões de Meticais, bem como o transporte e comunicações com 18.8 mil milhões de meticais, indústria transformadora com 37.9 mil milhões de meticais.

Já no plano e orçamento do Conselho Executivo Provincial de Nampula, para o ano de 2024, prevê-se o valor de 1,3 mil milhões de meticais, que vão incorporar acções de impacto na vida das populações, que deverão merecer atenção das autoridades governamentais.

Na área económica, as atenções estão viradas para o sector da agricultura e a expansão de obras públicas. “No entanto, nós apostamos no melhoramento das infra-estruturas públicas na província, ou seja, saúde, educação, a água e saneamento do meio, para além da produção da comida para a nossa população”, disse Rodrigues.

Na área social, as atenções continuarão a ser direccionadas para os sectores da educação, saúde, geração de postos de emprego, bem como, abastecimento de água à população.