HCN preocupado com aumentos de casos de artrite

HCN preocupado com aumentos de casos de artrite

O aumento exponencial de pacientes padecendo de artrite, uma doença crónica das articulações, que diariamente procuram o departamento de medicina física e reabilitação, está a deixar preocupado os responsáveis do Hospital Central de Nampula (HCN).

Dados do Departamento de Medicina Física do HCN, por sinal a maior da região norte do país, referem que, somente no primeiro semestre do ano em curso, foram atendidos naqueles serviços pelo menos 68 pacientes com problemas de artrite, contra cerca de 50 atendidos no igual período do ano passado.

A doença da artrite, segundo apuramos, surge por vários factores, sendo um deles a obesidade derivada de factores hereditários, alimentação não regrada, trauma, genéticos, entre outros.

A doença manifesta-se por inflamações nas articulações, que chegam a provocar rigidez matinal, fadiga com progressão da doença e, quando desenvolvida, provoca deformidade e incapacidade para as pessoas realizarem actividades diárias e profissionais.

O Chefe do Departamento de Medicina Física e Reabilitação no HCN, Eduardo Ernesto, admitiu tratar-se de uma doença cujos efeitos são pouco conhecidos, no seio das comunidades, por isso que vincou a importância da sua divulgação.

Para aquele responsável, os doentes que padecem da doença devem optar pela prática de exercícios físicos, pelo menos três a quatro vezes por semana, durante um período que varia entre 20 e 30 minutos, com vista a melhorar o seu estado de saúde. 

Para além disso, os pacientes com esta doença são recomendados a realizar consultas sobre nutrição, para que tenham bom acompanhamento alimentar e nutricional.

“Devem frequentar outras consultas com outros médicos especialistas, como é o caso de consultas de medicina, ortopedia, para que em algumas situações eles possam ajudar a combater aquilo que aqui na fisioterapia não é possível” recomendou Ernesto.