Trinta e um novos empregos serão criados nos próximos dias, mercê da celebração de acordo de financiamento entre a Technoserve através do projecto FTF Premier – OHOLO (PRO) e quatro Pequenas e Médias Empresas (PMEs), nomeadamente a Hollard, Banco Futuro, MozChicken e BioAgro, com objectivo de promover o crescimento económico sustentável e criar oportunidades para as comunidades residentes ao longo do “corredor de Nacala”.
Para além dos empregos directos, outras cerca de 22 mil pessoas poderão beneficiar-se de forma indirecta dos investimentos, nas províncias de Nampula, Zambézia, Cabo Delgado e Niassa.
O director geral do Banco Futuro, Eduardo Lucchesi, disse que a instituição que dirige pretende
abrir duas novas agências, sendo uma no posto administrativo de Namialo, distrito de Meconta, na província de Nampula e a outra no distrito de Cuamba, em Niassa, que vão beneficiar aproximadamente 10 mil famílias.
Já o administrador da Mozchicken, Emílio Solano, disse que com o acordo pretende-se incrementar a produção de aves, para alám de reforçar a capacidade instalada e melhor responder a demanda.
As subvenções decorrem de um projeto na ordem dos 32,2 milhões de dólares, implementado pela Tecnoserve, com apoio da USAID, SDC e outros parceiros.