Livros escolares não chegaram para todos os alunos em Nampula

Livros escolares não chegaram para todos os alunos em Nampula

O Sector da Educação, na província de Nampula, está a recorrer ao uso de cadernos de exercícios, para garantir o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da 1ª a 6ª classe, devido ao défice do livro escolar.

As autoridades deste sector nesta região estimam em um milhão e seiscentos mil o número de livros em falta para as classes acima mencionadas.

O Porta-voz da Direcção Provincial de Educação em Nampula, Faruk Carimo, disse há dias em conferência de imprensa, que, até este momento, foram distribuídos em todos os distritos da província, 126.700 cadernos de exercícios, de um universo 184.500 que tinham sido programados.

Carimo apontou os distritos de Nacala-à-velha, Mogincual, Larde, Murrupula, Liúpo, Rapale, Ribàué, Lalaua, Moma, Memba, Nacala, Mossuril, Mecuburi e Malema como sendo os que ainda não receberam os cadernos de exercícios.

Para minimizar esta situação, as escolas destes distritos, conforme disse a fonte, têm recorrido aos stocks de cadernos dos serviços distritais de educação, juventude e tecnologia.

Carimo disse acreditar que, até finais desta semana, todos os distritos da província estarão cobertos com este tipo de manual de apoio aos alunos do ensino primário.