O Conselho Municipal da Cidade de Nampula pretende reduzir o tempo de espera dos munícipes, para a tramitação de diversos expedientes e para o efeito, acaba de implantar uma secretaria virtual de atendimento, onde os interessados vão aceder, com recurso ao telemóvel ou computador, com acesso à Internet.
Por meio da secretaria virtual, os munícipes vão poder dar entrada de documentos, que carecem do despacho do Presidente do Conselho Municipal, entre outro tipo de expediente, para além de poder ter o ponto de situação dos actos em tramitação.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), com apoio de parceiros, que para o efeito disponibilizaram 80 mil dólares americanos.
O Vice-presidente da ANAMM, Satar Abdul Gani, edil da cidade de Pemba, que falava na cerimónia de entrega do equipamento informático e divulgação pública da plataforma, indicou que a iniciativa tem em vista tornar os municípios mais dinâmicos, na resposta às preocupações dos munícipes.
Satar acredita que com a entrada em funcionamento da plataforma, os problemas burocráticos decorrentes de tramitação de documentos vão ser gradualmente ultrapassados.
Para o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira, a secretaria virtual constitui um balão de oxigénio, porquanto ela vai ajudar a reduzir a presença física dos munícipes, nos balcões da instituição.
É nesta senda, que segundo avançou, os munícipes poderão nos próximos dias, fazer todo tipo de pedido, a partir de qualquer ponto que estiverem e por via disso o atendimento se tone mais flexível e eficaz.