A vila de Eráti, no interior de Nampula, parou ontem para acolher a apresentação do cabeça de lista da Frelimo para as eleições provinciais de 9 de Outubro próximo. Tio Salim, como é tratado pela população, soube responder a este acolhimento e assegurou que, na sua governação, vai trazer melhorias significativas através da resolução de diversos problemas que afligem aquele ponto do país.
Eduardo Mariamo Abdula disse à população de Namapa que foi naquela terra que nasceu e que já esteve a ouvir as estruturas locais e o povo em geral sobre os problemas que o distrito está a enfrentar, desde a deficiente rede de estradas até a fraca capacidade de abastecimento de água e fornecimento de energia, além da crise de emprego para jovens.
Assegurou que, na sua governação, vai promover acções que visam o desenvolvimento daquele distrito, dando continuidade de forma mais participativa ao que tem vindo a ser feito.
“Tenho a consciência de que temos alguns problemas. Não conseguimos chegar a Otinepa e outras partes do distrito com muita facilidade, embora haja circulação. O compromisso que deixo é que vamos criar condições para o escoamento dos produtos para o mercado, melhorando as estradas”, prometeu Tio Salim.
A falta de emprego para jovens também foi tema na conversa pública do cabeça de lista e candidato a governador de Nampula com a população de Eráti.
“Vamos mobilizar os empresários para investirem no distrito e trabalhar no sentido de revitalizar a fábrica de processamento de algodão. A minha preocupação, que está no manifesto da Frelimo, é conseguir criar postos de trabalho para a nossa juventude de Eráti”, explicou.
A fábrica de processamento de algodão está paralisada há mais de sete anos e nós vamos investigar para saber o que está a acontecer e por que a mesma não está a funcionar. “Vamos pôr aquela empresa em funcionamento para que os nossos filhos possam trabalhar”, prometeu, acrescentando que haverá industrialização com a abertura de mais empresas de processamento de produtos como mandioca, mangas e outros.
Ainda ontem, a Associação dos Amigos do Tio Salim fez uma doação de produtos alimentares a algumas instituições do distrito ligadas à saúde e à polícia para minimizar a relativa carência. Os beneficiários receberam farinha de milho, embalagens de açúcar e arroz, bem como algumas quantidades de massa esparguete.
“Com esta doação, queremos melhorar a dieta alimentar dos doentes nos hospitais e dos presidiários nas celas”, disse a representante da associação.