Produtores de castanha de caju vão encaixar mais de USD 55 milhões

Produtores de castanha de caju vão encaixar mais de USD 55 milhões

Os produtores da castanha de caju na província de Nampula esperam arrecadar cerca de 55 milhões de dólares americanos, resultantes da venda de 80 mil toneladas daquela cultura de rendimento, na campanha de comercialização 2024/2025, que arrancou ontem à escala nacional.

Para esta campanha de comercialização, o governo aprovou e fixou 45 meticais por cada quilograma da castanha, contra 37 meticais da última campanha.

Estarão envolvidos, nesta campanha, 400 mil produtores desta cultura de rendimento, segundo indica uma nota sobre a abertura da campanha, à qual a nossa reportagem teve acesso.

Em Nampula, a cerimónia oficial de lançamento da campanha será discreta e simbólica, devido às restrições de ordem financeira. Entretanto, o Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, apelou aos administradores distritais para que garantam a observância do preço fixado pelo governo.

Igualmente, os administradores são exortados a assegurar que a circulação e trânsito da castanha de caju sejam feitos em respeito à lei que regula o processo.

A província de Nampula continua a ser a maior produtora de castanha de caju a nível do país e conta com um parque cajuicola de 15 milhões de plantas.