Os tribunais distritais de Nacala-Porto, Monapo e Larde, em Nampula, registaram a entrada de queixas de alguns partidos políticos concorrentes nas eleições gerais de 9 de Outubro último, sobre enchimento de urnas em algumas assembleias de votos que funcionaram naquelas regiões, segundo confirmou o porta-voz do Tribunal Judicial na Província de Nampula, Victor Vilanculos.
Vilanculos, que falava recentemente aos jornalistas, no âmbito de uma conferência de imprensa, que tinha como objectivo fazer o balanço dos casos de ilícitos registados no decurso do pleito, referiu que os casos de enchimento de urnas, em número de quatro, foram registados em Larde (2), Nacala-Porto (1) e Monapo (1), além de uma obstrução registada em Muecate (1).
Sobre os casos de ilícitos em relação às perturbações nas mesas de voto, o Tribunal Judicial na província de Nampula registou um total de seis episódios, em Eráti e Mogovolas.
De referir que a Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve durante a votação 11 indivíduos por cometimento de diferentes tipos de ilícitos.
