Professores aprendem técnicas para ensinar crianças com deficiência

Professores aprendem técnicas para ensinar crianças com deficiência

Alguns professores da Escola Primária e Completa 7 de Abril, na cidade portuária de Nacala-Porto, em Nampula, estão a participar num seminário de capacitação em técnicas de ensino para crianças com diferentes tipos de deficiência, como visual, física, psicológica, entre outras.

De acordo com o director daquela escola, Ibramugy Assane Muganharia, a formação está enquadrada no projecto “Inclusão Sonora”, criado pela esposa do presidente do Conselho Municipal de Nacala, com o objectivo de minimizar as dificuldades pelas quais passam, nas escolas, as crianças que necessitam de cuidados especiais.

Para Muganharia, o projecto é ambicioso e a população de Nacala há muito que aguardava uma iniciativa deste género.

O representante dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Nacala, Timóteo Tembo Manuel, afirmou que a situação de ensino para crianças com necessidades educativas especiais constitui um desafio. Contudo, existe um esforço para tornar esta realidade nas comunidades locais.

O coordenador do projecto, Carlos Mateus, disse que inicialmente estava prevista a mobilização de crianças com problemas auditivos. No entanto, dado que existem mais crianças vulneráveis e com falta de cuidados especiais, o projecto teve de abrir mais vagas para crianças com outras condições de saúde.

Para o efeito, os líderes comunitários já foram orientados para identificar as famílias com crianças deficientes, cujos processos de ensino e aprendizagem necessitam de cuidados especiais.

Até ao momento, já foram inscritas 30 crianças para o próximo ano lectivo, mas, como ainda há vagas disponíveis, os mentores do projecto pedem que sejam trazidas mais crianças.