Desvio do subsídio dos MMVs: GPCCN recupera mais de um milhão de meticais em Nampula

Desvio do subsídio dos MMVs: GPCCN recupera mais de um milhão de meticais em Nampula

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula (GPCCN recuperou recentemente um milhão duzentos e quarenta mil meticais, valor que havia sido apropriado indevidamente pelo director distrital do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) nesta região, Evaristo Veleta, e outros funcionários do setor. O montante era destinado ao pagamento dos Membros das Mesas de Voto (MMVs) nas recentes eleições gerais.

Esta informação foi revelada, esta segunda-feira, pelo porta-voz do GPCCN, Aristides Maezana, durante o lançamento da semana do Dia Internacional contra a Corrupção, sob o lema “Unidos com a Juventude contra a Corrupção: Moldando a Integridade do Amanhã”.

Aristides Maezana referiu que o processo foi instruído e os infratores estão presos, com a detenção a ter ocorrido no mês de Outubro. Os suspeitos foram remetidos ao tribunal para efeitos de julgamento.

Por outro lado, o magistrado também apontou que a Polícia da República de Moçambique (PRM), o Conselho Municipal da cidade de Nampula e o setor de Educação são as instituições com mais casos de corrupção tramitados entre 2023 e 2024.

“Até ao presente momento, temos o registo de 171 processos referentes a crimes de corrupção ativa, peculato e simulação de competências. Desses, 49 processos já foram acusados e remetidos ao tribunal”, afirmou Aristides Maezana.

Todavia, o gabinete programou, entre os dias 2 e 9 deste mês, a realização de várias atividades preventivas, com o objetivo de promover uma reflexão profunda sobre o papel da juventude no processo de prevenção e combate à corrupção, bem como no desenvolvimento da sociedade e do país.