A província de Nampula poderá registar escassez de alguns produtos de primeira necessidade durante as festas de Natal e final de ano, supostamente, devido as manifestações que decorrem no país há um mês, segundo antevisão feita pelo director provincial da Indústria e Comércio, Tony Abdala.
Segundo Abdala, os produtos que poderão escassear são batata-reno, frango congelado, ovos, óleo alimentar, cebola, entre outros, na sua maioria trazidos de alguns países vizinhos, nomeadamente África do Sul e Malawi.
Falando em conferência de imprensa para dar a conhecer a situação de disponibilidade de produtos a nível da província, Abdala disse que existem actualmente 100 toneladas de frango, açúcar castanho, 40 de batata nacional, 30 de feijão manteiga e cerca de 145 de cebola nacional.
Para além da escassez, Nampula já está a registar igualmente a subida de preços de produtos nacionais e importados, tanto de origem local como externa.
Para conter a situação, o director anunciou a criação de uma equipa multissectorial, composta pelo Instituto Nacional da Normalização e Qualidade (INNOQ), Inspeção Nacional das Actividades Económicas (INAE), a Indústria e Comércio e os Serviços Provinciais das Actividades Económicas (SPAE).
“Da parte que nos cabe, estamos a sensibilizar os comerciantes para que não se aproveitem da situação para sufocar ainda mais a capacidade de compra da população, porque alguns produtos foram adquiridos antes desta crise. Esta é a razão pela qual criámos este grupo multissetorial, cuja finalidade é estancar este mal e a subida arbitrária de preços”, explicou Abdala.
Segundo o director, o grupo está igualmente a fazer o levantamento da disponibilidade de produtos de primeira necessidade nos armazéns da praça, com o objectivo de aferir a capacidade de oferta da demanda.