Nível de armazenamento de água na barragem de Nampula está em 35%

Nível de armazenamento de água na barragem de Nampula está em 35%

A barragem que fornece água à cidade de Nampula dispõe, neste momento, de 35% de água armazenada, segundo dados apurados pelo nosso jornal junto da Administração Regional de Águas (ARA) da Região Norte.

Com efeito, o director daquela instituição, Carlitos Omar, explicou que, face à situação, orientou a empresa Águas da Região Norte (AdRN) a captar e distribuir diariamente apenas 18 mil metros cúbicos, o que implica a necessidade de fazer restrições, até que a situação seja normalizada, com a queda das chuvas e o consequente aumento do volume.

Ao contrário das crises anteriores, este ano a AdRN não mobilizou camiões cisternas para abastecer a população.

Segundo anunciamos na nossa edição de ontem, devido à crise, os poços caseiros, que eram usados para minimizar o problema, estão a ficar secos.

Como solução de médio prazo, a ARA-Norte anunciou, no início do ano, o projeto de construção de uma barragem em Rapale, com recurso aos fundos que seriam concedidos sob forma de crédito pelo Banco Mundial (BM).

A barragem que fornece água à cidade de Nampula, construída na década de 1960, cobre apenas 30% das necessidades dos mais de 700 mil habitantes da urbe.