A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula convocou a imprensa esta terça-feira para confirmar a invasão das instalações da empresa Kenmare, na localidade de Topuito, em Larde, por parte de indivíduos desconhecidos, no final de semana. Durante a invasão, os agressores se apoderaram de duas viaturas, que foram posteriormente usadas para transportar o grupo até locais onde realizaram acções de vandalismo e saque contra propriedades públicas e privadas.
De acordo com a porta-voz da polícia em Nampula, Rosa Chauque, para concretizarem seus intentos, os indivíduos, cujo número não foi especificado, escalaram a empresa e, com o uso de instrumentos contundentes, agrediram os gestores da mesma, obrigando-os a entregar as chaves das viaturas mencionadas.
As viaturas foram então utilizadas para transportar os membros do grupo até a localidade de Pilivili, no distrito de Moma, onde vandalizaram uma escola, várias residências e se apoderaram de diversos bens da população.
“A polícia, ao tomar conhecimento do caso e com a colaboração da população, iniciou uma perseguição ao grupo. Durante o confronto, os agentes da polícia foram obrigados a disparar, o que resultou no ferimento de três integrantes do grupo”, explicou Chauque.
Ela informou ainda que, durante a perseguição, a população incendiou uma viatura como forma de impedir a fuga dos meliantes.
“Queremos apelar a toda a população para que, sempre que tiver conhecimento de atos desta natureza, se dirija a uma subunidade policial próxima e denuncie, para que este tipo de crime não volte a acontecer”, apelou Chauque.
A porta-voz assegurou que as diligências continuam para localizar os outros integrantes do grupo, com vista à sua neutralização e subsequente responsabilização junto das instituições de administração de justiça.
Questionada sobre as armas que alguns manifestantes teriam se apoderado durante a invasão de postos policiais nas manifestações anteriores, Chauque garantiu que a polícia está a trabalhar no caso e que, em tempo oportuno, se pronunciará sobre o assunto.