Buracos estão de volta às estradas de Nampula

Buracos estão de volta às estradas de Nampula

As chuvas que têm caído sobre a cidade de Nampula fizeram ressurgir buracos em várias estradas, com destaque para a Avenida Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM), que liga o centro da cidade ao bairro de Muahivire. Esta via, recentemente melhorada, volta agora a apresentar dificuldades para a mobilidade de viaturas e pessoas.

Para evitar os buracos, a maior parte dos automobilistas prefere usar a via que parte da Avenida Samora Machel, que foi totalmente asfaltada, passando pela Primeira Rua dos Viveiros até ao bairro de Muahivire e vice-versa.

O mesmo cenário verifica-se na Avenida Eduardo Mondlane, no troço que vai da zona dos 4 Caminhos, no bairro de Namutequeliua, até ao terminal de transporte de passageiros de Muhala-expansão.

Ainda nesta avenida, alguns locais já identificam uma situação crítica de buracos. Contudo, a situação mais grave ocorre na segunda faixa, construída há menos de dois anos pela empresa ECRAN, particularmente na zona da antiga feira, onde existe um lençol freático.

“Nem parece uma estrada nova. Ou a empresa que fez o trabalho não conhece a engenharia de estradas, ou então foi uma autêntica burla aos cofres da edilidade e aos bolsos dos contribuintes”, afirmou João Mário, docente e residente em Nampula.

Salézio Marcelino refere que esta realidade, que voltou a surgir, está a colocar os utentes das vias com os nervos à flor da pele, uma vez que já se tinham habituado a transitar por boas estradas. “O Conselho Municipal da cidade deveria intervir para resolver esses problemas, em vez de esperar que as chuvas parem”, disse Marcelino, visivelmente impaciente.

Por outro lado, Celestino Mussa, condutor de veículos de transporte semi-colectivo de passageiros na rota Waresta – Muahivire, reconhece que mexer nas estradas neste momento seria um desperdício de tempo e dinheiro, pois, como as chuvas ainda continuam, os buracos inevitavelmente irão surgir novamente.

Não foi possível contactar o vereador de Manutenção e Obras, Mustafa Amisse.

Importa referir que, recentemente, o Presidente do Conselho Municipal, Luís Giquira, reiterou o compromisso de asfaltar, a partir do mês de Abril próximo, o troço da estrada que liga a Academia Militar Samora Machel ao mercado de 25 de Junho, vulgarmente conhecido por Matadouro.

Para além disso, prometeu, ainda, asfaltar a via que parte da rotunda do Aeroporto Internacional de Nampula e passa pela residência oficial do Arcebispo, localizada no bairro de Namicopo.

O Wamphula Fax soube que a intenção de reabilitar estas duas vias de acesso consta de um plano de governação da edilidade, com o objectivo de minimizar o mau estado das vias que ligam o centro e a periferia da cidade de Nampula.