Escola de Murrupula combate absentismo com produção de pensos reutilizáveis

Escola de Murrupula combate absentismo com produção de pensos reutilizáveis

Com o apoio da Visão Mundial, alunos da Escola Secundária Armando Guebuza produzem, semanalmente, pensos higiénicos para raparigas, numa iniciativa que tem contribuído para reduzir o número de faltas e combater o estigma da menstruação.

Em média, são produzidos 50 pensos por sábado, com o envolvimento de 20 alunos — cinco rapazes e quinze raparigas — com noções básicas de costura. Os materiais utilizados são sobretudo capulanas, o que torna os pensos acessíveis, reutilizáveis e sustentáveis.

Sidónia Bernardo, ponto focal de género na escola, sublinha a importância da iniciativa:
“Para além do material fornecido, temos recebido informações importantes que partilhamos com as raparigas durante as nossas sessões. Isso tem ajudado bastante na sua higiene e bem-estar.”

Desde o arranque do projecto, registou-se uma redução significativa no absentismo escolar das raparigas durante o ciclo menstrual.
“As meninas eram muito tímidas e evitavam falar sobre o assunto. Algumas, mesmo vítimas de violência ou assédio, mantinham-se em silêncio e afastadas”, explicou Sidónia.

A responsável acrescenta que, actualmente, graças ao “Cantinho Escolar”, as alunas sentem-se mais à vontade para denunciar situações de abuso. “Já tivemos casos de assédio e até de gravidez precoce que foram reportados à direcção da escola. Os casos foram encaminhados às autoridades competentes”, concluiu.