A mineradora chinesa “Haiyu Mozambique Mining”, que explora areias pesadas no distrito de Angoche, está a realizar obras de reabilitação da estrada que liga a cidade de Angoche à localidade de Sangage, onde se localiza a mina.
Inseridas no âmbito da responsabilidade social, as obras a serem levadas a cabo, abrangendo uma extensão de 30 quilómetros, consistirão em terraplanagem da via, entre outros trabalhos de melhoramento.
O administrador de Angoche, Wiliamo Tunzine, que testemunhou o início dos trabalhos, afirmou que a melhoria da via vai facilitar a mobilidade de pessoas e bens entre a cidade de Angoche e os bairros de Murrua, Namawe, Napopue, além das comunidades de Quiricuije e Naconha, e vice-versa.
“Uma das responsabilidades das empresas é assegurar o bem-estar das comunidades. Nós, como governo, e vocês, como população, vamos fiscalizar os trabalhos”, disse Tunzine.
O representante da área de comunicação e imagem da Haiyu Mozambique Mining, Vivaldo Jossai, que não revelou o valor da empreitada, explicou que as obras fazem parte do plano estratégico de responsabilidade social.
“Além da estrada, também vamos iniciar a construção de campos de futebol 11 em algumas comunidades”, acrescentou Jossai.
O Régulo do bairro de Murrua, Lopes Cocotela, destacou a importância da obra para sua comunidade e outras residentes ao longo do traçado da via. Este sentimento foi também compartilhado por alguns pescadores que utilizam a estrada para transportar os seus produtos até aos mercados de venda.