Nampula reforça a fiscalização das actividade pesqueira

Nampula reforça a fiscalização das actividade pesqueira

O Governo de Nampula acaba de alocar sete viaturas ao sector das administrações marítimas dos distritos da Ilha de Moçambique, Nacala-porto e Angoche, com vista ao reforço do trabalho de fiscalização pesqueira, com recurso às artes nocivas.

O Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, que ontem presidiu à cerimónia de entrega desses meios circulantes aos administradores e delegados marítimos dos distritos acima mencionados, exigiu medidas enérgicas para que se estanque, de uma vez por todas, o transporte e uso de artes nocivas no exercício da actividade pesqueira, facto que, segundo ele, prejudica o ecossistema marinho.

“A nossa costa é rica em crustáceos, peixes e mariscos e precisamos preservar para que a produtividade do mar continue a ser aquela que gera recursos e emprego para os moçambicanos”, disse Neto.

A fonte reconheceu que, para além de viaturas, é necessário disponibilizar motorizadas e bicicletas para completar a cadeia de fiscalização marítima. Na mesma ocasião, o governante disse estar expectante quanto à chegada de outros meios, como barcos/lanchas.

Por sua vez, o Director dos Serviços Provinciais das Actividades Económicas, Juma Cateria, enalteceu o apoio do governo e reconheceu que um dos desafios do sector que dirige tem a ver com a falta de meios circulantes para a fiscalização da costa marítima.