INSS desafiado a ser transparente e profissional em Nampula

INSS desafiado a ser transparente e profissional em Nampula

Foi ontem inaugurado, na cidade de Nampula, o novo edifício do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), cujas obras custaram 149 milhões de meticais. A cerimónia foi orientada pelo Presidente da República (PR), Filipe Nyusi.

Na ocasião, Nyusi instou os trabalhadores afectos às instituições do ramo empresarial do Estado e do sector privado, especialmente os que trabalham por conta própria, a aderirem ao sistema de segurança social obrigatória, canalizando os valores de descontos, fixados por lei, para o INSS.

“O sistema de segurança social visa dar a protecção social necessária ao trabalhador, com o objectivo de proporcionar-lhe mais segurança, promover a coesão social e a resiliência das comunidades da nossa economia”, explicou Nyusi.

Igualmente, o governante instou o INSS a primar pela transparência, inovação, ética profissional e respeito aos pensionistas no exercício das suas actividades. Para Nyusi, o INSS tem o compromisso de bem servir e promover valores de transparência, respeito ao contribuinte, beneficiário e também aos pensionistas.

“O INSS está para Moçambique e para os moçambicanos. Por algum tempo, esta instituição foi como se fosse uma capoeira. Continuem a criar condições, porque este é o banco dos trabalhadores. Nunca devem baixar a guarda em relação ao trabalho guiado por valores como integridade, transparência, ética profissional e inovação”, frisou.

Na província de Nampula, segundo o PR, 84% da população é economicamente activa, daí esperar que estes sejam os potenciais beneficiários daquela infraestrutura, para além dos que já passaram à reforma.

De 2019 a 2022, o desempenho económico de Nampula e a sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 12,53%, apenas abaixo da cidade de Maputo.

“Portanto, isso revela que aqui em Nampula se está a trabalhar, mesmo no meio de muitas dificuldades. Estes dados indicam que estamos perante uma província que se afirma cada vez mais como uma grande jogadora económica, com um potencial para mais crescimento inclusivo da sua economia”, disse Nyusi.

Por isso, conforme descreveu o chefe de Estado, o novo edifício do INSS é uma das melhores respostas do governo para acompanhar o crescimento de Nampula.

Actualmente, na província de Nampula, o INSS tem 240.878 beneficiários, dos quais 9.693 são pensionistas, 2.545 trabalhadores por conta própria e 18.586 contribuintes.