Interdita em Nampula a captura de crustáceos 

Interdita em Nampula a captura de crustáceos 

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca (MIMAIP), interditou desde sexta-feira última, na costa dos distritos da província de Nampula, a captura de camarão de superfície e caranguejo do mangal, medida que visa manter, recuperar e garantir uma exploração sustentável daqueles crustáceos no âmbito de veda.

Para o defeso e veda da captura do caranguejo, o período de interdição decorre de 15 de Novembro a 31 de Dezembro próximo, enquanto que para o camarão de superfície o tempo de interdição da captura vai até finais de Março do próximo ano.

Paralelamente, inicia o período de defeso e veda da captura do polvo, no dia 1 de Janeiro de 2025, com término marcado para 28 de Fevereiro do mesmo ano.

 O Delegado Provincial da Administração Nacional de Pesca em Nampula, Zacarias Taiar, que deu a informação, fez saber que a interdição da pesca do camarão de superfície abrange os distritos de Moma, Angoche, Mogincual, Larde e Liupo.

“Neste período de defeso e veda, os pescadores não podem usar rede de arrasto e de malhar na pesca de outras variedades”, explicou Tair.

Segundo a fonte, uma equipa multissectorial vai trabalhar com os conselhos comunitários de pesca ao nível dos distritos costeiros, para sensibilização dos pescadores sobre a necessidade de observância da veda.