As obras de requalificação do mercado de peixe, no bairro de Belenenses, arredores da cidade de Nampula, vão custar pouco mais de USD 1 milhão, conforme anunciado esta segunda-feira pelo presidente do Conselho Municipal, Luís Giquira.
Giquira, que falava no âmbito do lançamento da primeira pedra, simbolizando o início da empreitada, explicou que os fundos provêm de um pacote de apoio financeiro da GAIN, uma organização não governamental.
De acordo com o cronograma de actividades, as obras de requalificação, que serão realizadas em etapas, compreendem a construção de 160 bancas para a venda de peixe fresco, peixe seco, carne e verduras, uma área com escamadores, fabricação de gelo e câmara de frio para a conservação dos produtos, 4 quiosques, área de restauração, balneários com 2 alas (feminina e masculina), 5 lojas, escritório e laboratório, além de um sistema de água composto por um furo, uma torre para a distribuição do precioso líquido, pontos de consumo, muro de vedação e pavimentação das áreas externas.
Segundo Giquira, a requalificação do mercado marca a concretização de um sonho de longa data para muitos munícipes e também a realização de promessas feitas durante a campanha eleitoral, que o conduziu ao cargo que ocupa.
“A requalificação deste mercado é o início da concretização da nossa visão para o município de Nampula, de mudar a face dos nossos mercados, proporcionando a qualidade necessária para a prática do comércio, num ambiente condigno. Acima de tudo, é o início da materialização do nosso compromisso com os nossos munícipes neste mandato”, disse Giquira.
Para o representante da GAIN, a requalificação deste mercado decorre de uma parceria com o Conselho Municipal, no âmbito do programa de melhoria de acesso aos alimentos nutritivos para os cidadãos.
“Entendemos que o mercado é um ponto de convergência, especialmente este mercado, onde os vendedores e consumidores de todos os níveis poderão estar no mesmo local, vendendo e adquirindo os alimentos que necessitam. Estamos muito felizes e confiantes de que este projecto vai transformar o cenário da cidade de Nampula, no que diz respeito à nutrição através do acesso a alimentos frescos e saudáveis”, afirmou o representante da GAIN.
Por fim, para o representante dos vendedores, Mussa Chale, a requalificação daquele centro comercial trará uma melhoria significativa nas condições de trabalho.