Uma equipa de técnicos da Electricidade de Moçambique (EDM), em Nampula, desmantelou, há dias, uma ligação clandestina numa oficina de automóveis, que vinha há mais de um ano, roubando energia electrica.
Por se localizar próximo da sede do Partido Frelimo, o proprietário da oficina, alegava que a mesma pertencia àquela formação política, acto desmentido por um membro sénior do partido.
Aliás, a fonte esclareceu que as instalações pertencem sim aquele partido, mas estão arrendadas pelo proprietário da oficina, o que determinou a prisão imediata do dono.
Falando a jornalistas ontem, o actual director da área dos serviços ao cliente da EDM, em Nampula, Cristiano Neves, explicou que a operação resulta de uma actividade normal de inspecção que a empresa tem vindo a realizar aos seus clientes.
“Para o caso em apreço, porque o cliente está em situação irregular há bastante tempo, a EDM vai fazer o cálculo da energia rectroativa de modo a ressarcir-se daquilo que foram os danos que a empresa teve”, disse.
Solicitado para quantificar os eventuais prejuízos, a fonte respondeu que ultrapassam os 700 milhões de meticais, uma vez que ainda decorrem trabalhos de apuramento do valor concreto.