O partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) disse estar a envidar todos os esforços, em termos de afinação da máquina política, para conquistar e governar a cidade de Nacala-Porto e melhorar as condições de vida dos munícipes daquela urbe.
Esta promessa foi selada pelo presidente daquele movimento político, Lutero Simango, durante a visita que afectou aquela cidade portuária, no último Sábado, onde participou de uma marcha organizada pelo seu partido.
Na altura, aquele político desafiou aos membros e simpatizantes do MDM a envolverem-se nas actividades de mobilização da população de Nacala, no sentido de persuadi-la a depositar a sua confiança no MDM, nas eleições autárquicas de Outubro, para governar aquele município, supostamente, por ser a única formação política que está comprometida com o desenvolvimento local.
Segundo ele, os outros partidos – Frelimo e Renamo – já governaram aquele município, mas não conseguiram colocar em prática os seus manifestos eleitorais, razão pela qual ainda a cidade continua estagnada em termos de desenvolvimento.
“A Frelimo já governou em Nacala e não fez nada. Os que estão a governar agora não estão a fazer nada para o bem do povo”, disse.
A fonte avisou que os partidos oponentes vão voltar a fazer as mesmas promessas para enganar o povo, mas o objectivo deles não é de trabalhar para melhorar as condições de vida da população, mas sim enganá-la, pois o que se nota é a promoção do enriquecimento individual.
“Já basta de sermos enganados. A Frelimo é o pai da corrupção, pois comporta-se como gato que recebe instruções para se sentar na mesa vestindo uma roupa decente e para usufruir de uma alimentação condigna. Contudo, quando se depara com um rato a passar, abandona tudo e sai em perseguição do rato”, afirmou, ilustrando a forma como os membros da Frelimo se comportam quando vêm dinheiro.
A fonte acredita que é por causa dessa realidade que os jovens continuam ainda a sofrer, por isso é chegado a hora de dar um basta ao sofrimento. Apontou que a única forma de sair da pobreza consiste em depositar a confiança no partido MDM, uma formação política limpa, que não se envolve em escândalos de corrupção.
Por seu turno, o cabeça-de-lista do MDM para a autarquia de Nacala, Carlos Bernardo, deplorou a situação em que se encontra a estrada que dá acesso aos bairros de Quissimajulo, janga 1, Janga 2, Mahelene, Namissica e outras regiões.
Afirmou que o programa de governação do seu partido prevê o melhoramento da estrada e a introdução de serviços de transporte de passageiros para facilitar a circulação de pessoas e bens.
Bernardo referiu que a melhoria da estrada que dá acesso a Praia Fernão Veloso está incorporada no rol de acções para levantar a cidade portuária de Nacala rumo ao desenvolvimento.