Hoje é dia do jornalista moçambicano

Hoje é dia do jornalista moçambicano

Celebra-se hoje, 11 de Abril, o Dia do Jornalista Moçambicano sob o lema “SNJ: 46 anos por um jornalismo responsável e inclusivo”, prevendo-se em todo o país actividades comemorativas e de reflexão, particularmente, sobre o futuro da profissão.

Em Nampula está prevista para a manhã de hoje uma feira de saúde para os profissionais da comunicação social, reservando-se para o fim de semana as actividades desportivas e recreativas envolvendo equipas de futebol (masculino) e basquetebol (feminino) que vão jogar contra instituições públicas e privadas.

A cerimónia central está a decorrer na cidade de Tete, com a presença do Secretário Geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), Faruco Sadique, com destaque para a realização de um debate sobre os desafios da ética e deontologia do jornalista nos tempos actuais.

A falta de contratos de trabalho com o consequente pagamento de salários baixos, muitos deles sem respeitar o mínimo nacional fixado pelo governo, continua sendo o maior desafio da classe, incluindo em Nampula onde existem mais de 200 jornalistas.

O Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS), em comunicado distribuído ontem, para além de contextualizar o surgimento da data, traz notas do envolvimento do jornalismo moçambicano, no período pós-independência, particularmente no seu engajamento nos debates da mudança do sistema de governação, de mono para multipartidário, rumo ao regime democrático.

“Por isso, no epicentro da jovem democracia moçambicana, encontra-se um elemento essencial muitas vezes não reconhecido devidamente – o jornalista e o jornalismo”, diz o CSCS.

O comunicado assinado pelo seu presidente Rogério Sitoe, refere, no entanto, que não obstante a inobservância dos princípios fundamentais do jornalismo, no que concerne a ética e deontologia profissional, o jornalista moçambicano tem sido guardião do debate público desafiando a narrativa dominante.

“É também o jornalista moçambicano que ilumina os cantos mais obscuros da sociedade onde a verdade muitas vezes se esconde”, lê-se no comunicado, assegurando que por essa razão o CSCS considera justa e pertinente uma menção especial ao dia do jornalista.