O distrito de Malema, considerado maior produtor de diversos produtos agrícolas entre alimentares e de rendimento com destaque para os cereais e oleaginosas, ao nível da província de Nampula, pretende ascender ao estatuto de “celeiro” da região norte, e, segundo o director distrital das actividades económicas do distrito, tudo está a ser feito para a concretização do desiderato.
“Ninguém duvida que somos o celeiro de Nampula, mas estamos a trabalhar para chegarmos ao estatuto de celeiro da região norte. Só para elucidar, grande parte da cebola e alho, consumidos em Cabo Delgado e Niassa, é produzida aqui em Malema”, justificou.
O director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas de Malema, António do Rosário Ibo, afirma que, o distrito tem a bênção de contar com uma população trabalhadora, para além de condições agro-ecológicas favoráveis.
“Para além dos solos que são favoráveis para produção agrícola, há um dado extremamente importante quando se fala de recursos hídricos. Malema tem acima de 12 rios de cursos permanentes e é isso que faz com que o nosso distrito não dependa apenas da agricultura de sequeiro”, disse Ibo.
O distrito de Malema é considerado grande produtor cereais, leguminosas, hortícolas, tubérculos, entre outras culturas, incluindo o fomento do tabaco, que empresta renda as populações que habitam naquela unidade territorial. A nossa fonte explica que, para além de ter fornecido quantidades de sementes de hortícolas produzidas localmente à província de Cabo Delgado, Malema está actualmente a assistir alguns produtores de alguns distritos vizinhos da província do Niassa.