UniRovuma atribui Honoris Causa à Isaura Nyusi

UniRovuma atribui Honoris Causa à Isaura Nyusi

A Universidade Rovuma (UniRovuma), em Nampula, atribuiu ontem o título de Doutora Honoris Causa à primeira-dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, em reconhecimento da sua contribuição em acções de carácter humanitário e de responsabilidade social.

A cerimónia de outorga do título, que teve lugar na cidade de Nampula, contou com a presença de Isaura Ferrão Nyusi e teve como madrinha a professora Benigna Zimba. O júri foi composto por nove académicos de reconhecido mérito de diversas universidades nacionais e uma internacional, presidido pelo professor Armindo Ngunga.

A primeira-dama de Moçambique defendeu que as famílias moçambicanas não conseguem dar o seu contributo desejável para o desenvolvimento do país porque enfrentam enormes desafios, sobretudo de ordem económica, ideológica e cultural.

Segundo Isaura Nyusi, olhando para o nível de escolarização e a forte influência dos aspectos culturais e de tradição na população moçambicana, as normas e leis não são determinantes no dia-a-dia da sua convivência.

Entretanto, defendeu que é responsabilidade de todos na família tradicional educar a sociedade através de palestras, redes sociais, órgãos de comunicação social, entre outros meios.

Fez saber que a sua visão sobre a família vai além das leis. Segundo ela, a instituição denominada família é o produto de toda uma vivência, sendo o centro e o berço de toda a dinâmica da sociedade.

“É importante que, na família tradicional, se cultive um clima onde a responsabilidade pelo cuidado dos membros se traduza em ensinamentos que promovam valores éticos e morais”, disse Isaura.

Vincou que, tradicionalmente e em todas as sociedades, incluindo a moçambicana, existem, além das normas legais, juízos de valor fundamentados na ideia do certo e do errado.

Aproveitou a ocasião para endereçar a sua profunda gratidão à reitoria da UniRovuma, através do seu reitor, Mário Brito, ao Conselho Universitário e ao corpo académico daquela instituição de ensino superior pelo reconhecimento.

Por sua vez, o Reitor da UniRovuma, Mário Jorge Brito dos Santos, disse em sua intervenção que a atribuição do título de “Doutora Honoris Causa” à primeira-dama surge à luz do uso das competências conferidas pelo regulamento de atribuição de títulos honoríficos, aprovado pelo Conselho Universitário em 2021, entre outros dispositivos legais internos e pelas actividades desenvolvidas pela doutorada no que concerne ao bem-estar social.