“Ombro Amigo” sensibiliza mulheres para o rastreio de cancro da mama

“Ombro Amigo” sensibiliza mulheres para o rastreio de cancro da mama

A província de Nampula conta, actualmente, com uma associação denominada “Ombro Amigo”, cuja missão consiste na consciencialização dos cidadãos sobre a importância do rastreio precoce do cancro de mama e do colo do útero, por meio de clínicas móveis.

Essa iniciativa ajuda a reduzir as longas distâncias que separam os doentes das unidades sanitárias de referência, necessárias para o diagnóstico dessas doenças.

A presidente da associação, Sajita Sacur, explicou ao nosso jornal que a ideia de criar a organização, que já funciona há cerca de um ano, surgiu a partir da realidade observada no terreno, onde muitas mulheres corriam o risco de perder a vida devido ao diagnóstico tardio dessas doenças.

“Uma vez, em Cabo Delgado, deparei-me com uma senhora que estava em estado terminal de cancro da mama, em parte devido à falta de diagnóstico precoce. Aquilo me comoveu muito”, relatou Sacur.

Para evitar que situações semelhantes se repitam, a “Ombro Amigo”, em colaboração com profissionais de saúde especializados e com a Direção Provincial de Saúde, tem desenvolvido um trabalho de consciencialização, especialmente entre as mulheres, sobre a importância do rastreio precoce do cancro da mama e do colo do útero.

O recurso às clínicas móveis deve-se ao facto de a organização ter chegado à conclusão de que muitas pessoas não dispõem de recursos financeiros para procurar esse tipo de serviço nas unidades de referência, localizadas fora das suas áreas de residência.

“As palestras têm trazido bons resultados”, reconheceu Sacur, embora sem avançar com dados numéricos específicos.

Os locais escolhidos para a realização das palestras incluem mercados, áreas residenciais e outros locais com grande aglomeração de pessoas.

“Muitos não procuram serviços de saúde porque não conhecem os sintomas básicos da doença, como a dor de cabeça persistente, por exemplo. E nós temos disseminado essa e outras informações”, explicou Sacur.

O cancro do colo do útero é uma doença caracterizada pela replicação desordenada de células no tecido do colo do útero, podendo invadir outros órgãos e estruturas. Já o cancro da mama se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células mamárias anormais, formando um tumor que pode invadir outros órgãos.