Aumentam casos da epilepsia em menores

Aumentam casos da epilepsia em menores

No ano passado, o Hospital Central de Nampula (HCN) diagnosticou mais de 30 casos de Síndrome de West em crianças, uma condição rara de epilepsia, que se manifesta na infância. A informação foi partilhada na manhã de quarta-feira, por Frederico João Sebastião, médico neurologista no HCN, em conferência de imprensa, por ocasião do Dia Mundial da Síndrome de West.

Sebastião, revela que os serviços neurológicos no HCN estão desde o ano passado a registar aumento de casos de uma epilepsia mioclónica, denominada síndrome de West, em crianças menores de dois anos.

Dados partilhados pelo médico, desde o ano passado que o sector neurológico começou a registar evolução desta doença, foram diagnosticadas 34 crianças, o que representa 12% dos casos da epilepsia, num universo de 274 pacientes.

A Síndrome de West geralmente se inicia durante o primeiro ano de vida e se estende até os dois anos, afectando predominantemente crianças do sexo masculino. Ela tem uma perspectiva de cura desfavorável, com menos de 25% dos casos se recuperando sem sequelas, por isso muitos pacientes desenvolvem outras formas de epilepsia refratária após os dois anos de idade.

A nossa fonte apontou a desinformação como sendo uma das principais causas do agravamento dos casos desta doença, que gera evolução de várias outras tais como o retardo mental, atraso no desenvolvimento psicomotor, autismo, alterações bucais, entre outras, que comprometem o desenvolvimento de várias crianças no país em particular a província de Nampula.

“Acredito que nas comunidades há muitos casos desta doença e a falta de informação é o que leva o agravamento dos casos, porque na medida em que as crianças mostram os primeiros sintomas, os pais não percebem e pensam que a criança está simplesmente a brincar. Entretanto, depois da evolução de várias outras doenças, isso já nos dois ou três anos de idade é que procuram os serviços neurológicos” – referiu.

Nesta senda, o nosso interlocutor exortou para que os pais tenham atenção em levar as crianças muito cedo aos hospitais em caso de verificar algum sintoma relacionado com a doença.